domingo, 9 de março de 2014

Crítica do filme La cara oculta ( The hidden face )

Um clichê que ainda funciona e surpreende.

La Cara Oculta
Espanha/Colômbia – 2011
Suspense – 96 minutos

     Normalmente vejo muitas pessoas reclamando dos atuais filmes de suspense / thriller argumentando a falta da originalidade de suas histórias. Entretanto, acredito que se uma história é bem contada, ela não precisa sair muito do espaço do comum para surpreender. E é através do uso de um roteiro supostamente batido que La cara oculta consegue quebrar esse tabu.
     Logo no início da história é apresentado o jovem Adrián (Quim Gutiérrez), um músico da Orquestra Filarmônica de Bogotá, que recebe um vídeo deixado de sua namorada Belén ( Clara Lago Grau ) o deixando sem nenhum motivo aparente. Desamparado e amargurado, Adrián recorre à bebida para recuperar seu ânimo e para isso, ele vai a um bar onde conhece uma garçonete chamada Fabiana ( Martina García). Depois de alguns copos de whisky com um cubo de gelo cada, Adrián fica bêbado e ao sair do local arruma uma briga com um estranho. Caído no chão e machucado após levar um soco na luta, Fabiana aparece e o ajuda. Com o passar dos dias, eles se aproximam e começam a namorar. Sendo que Fabiana se muda para a casa de Adrián com o tempo.
     Com o decorrer do filme, é possível perceber que desde que Fabiana se instala na casa, fenômenos estranhos começam a acontecer. Ela escuta estranhas vozes vindo do ralo da pia, a água do chuveiro esquenta do nada, a banheira parece ter ondulações sem motivos aparentes e outras situações sem explicações ocorrem. O que faz com que ela comece a desconfiar do desaparecimento de Belén.
     Associado a esse cenário, dois detetives ainda aparecem para atormentar a vida no novo casal, procurando respostas sobre o desaparecimento de Belén. Segundo eles, a jovem nunca mais foi vista desde que deixou Adrián. O músico, por ser suspeito de assassinato, é constantemente perseguido no decorrer do filme pelos detetives.
     A direção de Andrés Baiz é competente ao organizar os flashbacks ao longo da narrativa para mostrar ao espectador a relação de Adrián com Belén antes dela desaparecer, e os flertes do músico com uma das violinistas da orquestra.
     Além disso, a fotografia e a trilha sonora do filme faz com que o cenário e o clima se tornem tensos e até mesmo claustrofóbicos.
     Nesse ritmo do enredo, as cenas do suspense são muito bem construídas quando se chega no clímax da história. Visto que o filme nos envolve de tal maneira que pensamos que estamos apenas vendo mais um filme medíocre de assombração. O que é uma falácia.
     Sendo assim, o filme consegue dialogar muito bem com os conflitos supostamente sobrenaturais e as tramas por trás, sendo uma ótima dica de filme de suspense contemporâneo.

Nota: 4.0 / 5.0


Um comentário:

  1. Assisti meia hora desse filme até ser vencido pela péssima atuação de TODOS os atores.

    ResponderExcluir